domingo, 27 de outubro de 2013

Sinopse do Livro: Revisitando a Ética com Múltiplos Olhares


Título: Revisitando a ética com múltiplos olhares
Autor: Sonia Maria Bufarah Tommasi (Org.)
Coleção: Anima Mundi - Psicologia

Revisitando a ética com múltiplos olhares é falar sobre a condição humana em suas múltiplas manifestações, é falar, como Aristóteles, das ações voluntárias e morais dos indivíduos, cuja finalidade deve ser o sumo bem. Os autores apresentam referenciais teóricos reconhecidos no mundo filosófico acadêmico e dialogam sobre a ética, que se constitui em companheira constante dos afazeres de cada um.

Revisitando a ética com múltiplos olhares não dita regras e códigos, mas leva a pensar sobre o comportamento ético.

sábado, 26 de outubro de 2013

Apresentação da Coleção Anima Mundi



Anima Mundi, termo que serve de título desta coleção, traz profundo significado simbólico, ou seja, a alma de todas as coisas, universal e perene.

A anima, poder invisível de princípio vital ou sopro divino derrama sobre o mundo o sentido de todas as coisas, a ação criadora permanente e a essência divina no ser humano. O mito, a arte, a religião e a linguagem são expressões simbólicas do espírito criador do ser humano. 

Em busca da sua própria alma, o ser humano descobriu novos caminhos para a sua expressão efetiva no mundo e sua interioridade mais profunda, equilibrou estruturas antagonistas e ampliou suas experiências com o sagrado e o profano.

O objetivo desta coleção é trazer ao grande público as diferentes discussões por ela suscitadas, sejam, em parte o refle­xo do conhecimento científico e a sua interpretação em determinados momentos históricos, sejam as vivências individuais e coletivas no contexto artístico, filosófico e espiritual.

Anima Mundi caminhará através de fundamentações teóricas multidisciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares, enriquecidas com relatos de experiências e estudos de casos, apresentando reflexões sobre o existir humano nas suas múltiplas experiências. 

A finalidade da presente coleção é estabelecer um diálogo criativo entre arte, filosofia, ciência e espiritualidade.

Esta coleção não se dirige apenas ao público especializado, mas a todos os que buscam o conhecimento mais amplo e criativo da profunda experiência humana e de si mesmo.

Sonia M. Bufarah Tommasi
São Paulo 2005




sexta-feira, 25 de outubro de 2013

sábado, 21 de setembro de 2013

XIX Fórum da UBAAT (União Brasileira das Associações de Arteterapia)



Acontecerá no próximo dia 21 de setembro de 2013, no Atlântico Shopping, o XIX Fórum da UBAAT (União Brasileira das Associações de Arteterapia), organizado pela ACAT (Associação Catarinense de Arteterapia), com sede em Balneário Camboriú - SC. 

Nesta ocasião estarão reunidos os Conselheiros da UBAAT, que é composto pelos membros da Associações de Arteterapia do Brasil, entre os objetivos a serem discutidos objetivos, estão os parâmetros que normatizam a estrutura acadêmica dos cursos de pós graduação em arteterapia. 

A Arteterapia refere-se ao uso terapêutico de atividades artísticas, expressivas e criativas. 

Para quem quiser conhecer mais sobre a Arteterapia conheça o blog da ACAT: http://acatarteterapia.blogspot.com.br/
Dra. Sonia Tommasi

Conselho Diretor da ACAT.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sinopse do Livro: Arte-Terapia e Loucura: Uma viagem simbólica com pacientes psiquiátricos


A autora é competente psicóloga e professora universitária, especializada no pensamento de Jung que serve de eixo epistemológico para sua pesquisa e ajuda em suas conclusões.
 
Este livro amplia os horizontes da pesquisa fundamentada na prática psicológica em relação a questões de dinâmica social, de atitudes éticas, estéticas e religiosas e torna-se instrumento valioso para os que trabalham na área da saúde mental e da religião. 


A leitura é agradável, o estilo, fluente, e as idéias, provocadoras.Coleção Anima Mundi. 

Sonia Maria Bufarah Tommasi: Psicóloga Clínica e Educacional pela Universidade Paulista, Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Marcelo Tupinambá e em Psicologia Junguiana pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Doutora em Ciências da Religião pela Umesp. Professora e Presidente fundadora da OCISP Arte sem Barreiras.

Sinopse do Livro: Pensando a arteterapia com arte, ciência e espiritualidade


A vida se manifesta de várias maneiras que os estudiosos dividem em campos específicos, para maior compreensão e para argumentação didática. As experiências humanas envolvem tantos aspectos que só é possível discuti-los separadamente por um esforço intelectual, posto que a vida é multifacetada. 

A vivência de fenômenos apreendidos pela cognição ou emoção, sejam estéticos, espirituais, filosóficos ou científicos, é parte integrante do existir humano. Existir é uma atividade de constante interação de aspectos internos e externos, psique e sociedade, indivíduo e ambiente, imanente e transcendente. 

Buscar entender a relação desses campos como investigação e prática da saúde, seja mental, orgânica ou ecológica, é fundamental para ampliar horizontes na busca da integração com a própria natureza e a Terra.

Editora Vetor

Autora: Sonia Bufarah Tommasi

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sinopse do Livro: Origami em Educação e Arteterapia


Título: Origami em Educação e Arteterapia

Autoras: Sonia Bufarah Tommasi e Luiza Minuzzo


Paulinas Editora - Coleção: Expressão e Comunicação

Aconselhável para todas as idades, em processo de aprendizagem ou não, o origami produz uma sensação de competência e realização que domina o corpo e a alma. Talvez por isso, os japoneses presenteiam os doentes com papel de dobradura.

Transmitida de forma oral de geração em geração, a arte japonesa de dobrar e/ou cortar o papel de origami já está presente em muitas salas de aula do Ocidente. Defende-se que o contato com o origami desde a pré-escola propicia aquisição e interiorização de conceitos como fração, dimensão, proporção e forma, ao mesmo tempo em que desenvolve a autodisciplina, concentração, memória, raciocínio lógico, psicomotricidade fina, imaginação e criatividade. Some-se a esses benefícios o fato de que a aprendizagem, quando realizada com o campo afetivo, se torna subjetivamente terapêutica, pois traz prazer e desenvolve a autoestima.

Baseadas em suas experiências, Sonia Bufarah Tommasi e Luiza Minuzzo escreveram Origami em Educação e Arteterapia, uma relevante contribuição sobre as possibilidades que o origami oferece para conhecer-se melhor, auxiliar no desenvolvimento do processo imaginativo, simbólico e expressivo, favorecendo a criação e a pesquisa em diversos níveis do conhecimento. O livro resgata o origami como proposta psicopedagógica e arteterapêutica, duas áreas nas quais as autoras desenvolvem seu trabalho, tanto com alunos que apresentam necessidades educativas especiais, quanto com as demais pessoas em geral, de qualquer idade, que desejem passar por um processo de desenvolvimento da criatividade, da imaginação, de distensão e equilíbrio mental.

O livro se divide em três capítulos: no primeiro, apresenta a definição de origami, sua história, a importância do ensino dessa arte secular, os significados simbólicos e as instruções básicas sobre formas, conteúdos e tipos de papel; no segundo, são descritas as contribuições pedagógicas, psicológicas e arteterapêuticas aos professores de diversas áreas no que diz respeito a possibilidades educativas e clínicas. Por fim, as autoras ensinam algumas formas de origami e incluem curiosidades e sugestões de atividades que estimulam o desenvolvimento do aprendiz no processo.


Sinopse do Livro: Envelhecer com sabedoria


TítuloEnvelhecer com sabedoria


Organizadoras: Sonia Bufarah Tommasi e Graciela Ormezzano

Não foi somente a palavra que foi banida de nosso vocabulário; também o "velho", a "velha", não encontram mais lugar na cultura e na sociedade brasileira.

A área de estudos gerontológicos é recente e vem crescendo a cada dia, tendo em vista o envelhecimento da população mundial decorrente do aumento da expectativa de vida e da queda das taxas de natalidade. Profissionais das áreas de saúde, educação, cultura e formuladores de políticas públicas são desafiados a buscar novos conhecimentos e técnicas, visando à qualidade de vida e à manutenção da capacidade funcional dos idosos.
É o que pretende oferecer a obra Envelhecer com sabedoria, de caráter inter e multidisciplinar, que deve interessar a professores e estudantes de Gerontologia, Arteterapia, Psicossomática, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, além de médicos e cuidadores.

Sonia Maria Bufarah Tommasi e Graciela Ormezzano organizaram os artigos, que abordam várias temáticas relacionadas ao saber e fazer do ser humano em processo de envelhecimento. A subjetividade do idoso, a sabedoria para enfrentar as dificuldades inerentes à velhice e a importância da ternura são alguns dos assuntos tratados e que levam à reflexão sobre o sentido da vida.

A arteterapia é oferecida como caminho de autoconhecimento, estimulando a criatividade e a espiritualidade, e o estudo sobre as novas tecnologias da comunicação abre novas possibilidades de o idoso integrar-se ao mundo contemporâneo.